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quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mega Quiz



MEGA QUIZ - Matemática
Situações problema envolvendo as quatro operações

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." ( Carlos Drummond de Andrade )
A ANÁLISE DA EFICÁCIA DO QUIZ COMO UM JOGO DIDÁTICO
APLICADO EM OFICINA PARA ALUNOS DO  ANO TURMAS G e  D, NA EMEIF SANTA ISABEL (FORTALEZA - BOM JARDIN) E COM ALUNOS DO 2º ANO DA EEIEF VICENTE FERRER DE LIMA (PACATUBA - SÃO LUIS)
  • Introdução
Os desafios os quais os professores se deparam são constantes em sua vida profissional, devido ao fato que os alunos freqüentemente têm  dificuldades para compreender os conceitos e conteúdos trabalhados em sala de aula. O professor tem um papel importante de auxiliar na tarefa de formulação e de reformulação de conceitos ativando o conhecimento prévio do aluno com uma introdução da matéria que articule esses conhecimentos à nova informação que está sendo apresentada, utilizando recursos didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo pelo aluno como, por exemplo, o jogo didático.  O jogo pedagógico ou didático é aquele que é fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter aspectos lúdicos. Neste sentido, o jogo pode ganhar um espaço como uma ferramenta ideal de aprendizagem à medida que propõe estímulo ao interesse do aluno, desenvolvendo níveis diferentes de experiência pessoal e social, podendo ser também utilizado como promotor de aprendizagem das práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico, sendo  uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem. E um dos exemplos de jogos didáticos que pode ser aplicado em sala de aula é o Quiz,onde revela-se como um tipo de material didático importante para estimular a autonomia e os diferentes estilos de aprendizagem dos educados. E pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.

O que é o Mega Quiz?
Mega quiz é um jogo pedagógico elaborado por mim com a intenção de melhorar a avaliação das minhas aulas transformando o ato de avaliar mais devirtido. Podendo ser construído para ser  utilizado individualmente ou de forma colaborativa, gerando neste caso, uma competição dos participantes que podem se sentir estimulados ao desafio de aprender na interação com os outros.
  • Objetivos
  • Objetivo específico
  1. Realizar avaliação dos conteúdos trabalhados em sala de aula de forma interativa, dinâmica e diferenciada dos padrões convencionais;
  • Objetivos gerais
  1. Incentivar a socialização através de uma atividade lúdica;
  2. Motivar a reflexão e a fixação dos conteúdos através da competição  entre equipes;
  3. Auxíliar a construção da aprendizagem significativa;
  4. Estimular a autonomia e os diferentes estilos de aprendizagem dos educados;
  5. Estimular diversas habilidades dos participantes.
  • Materiais
Para a realização da nossa atividade foi utilizado:
  1. Isopor;
  2. Cola para isopor;
  3. Tinta látex (vermelha)
  4. Papel sufite
  5. Fonte 12V; (c/ adaptador)
  6. Sirene (alarme automotivo)
  7. 3 metros de cabo de rede RJ45
  8. 2 canetinhas hidracor (vazias)
  9. Fita isolante
  10. Banco de questões (pré selecionadas)
  • Esquema do Jogo
  • Metodologia
Após uma previa de como seria a aula, nos dirigimos para uma espaço mais aberto da escola para realizarmos nossa avaliação. Os alunos foram organizados em equipes de 10 componentes cada.

    ALUNOS DO 4º ANO D DA ESCOLA SANTA ISABEL

     
    ALUNOS DO 2º ANO DA ESCOLA VICENTE FERRER DE LIMA



    ALUNOS DO 4º ANO G DA ESCOLA SANTA ISABEL
    Como funciona? O aluno ler a situação problema realiza os cálculos na folha de papel sufite (folha de rascunho), depois concretiza os dados obtidos no MEGA QUIZ. Com uma das canetas (chamei assim CP: caneta pergunta e CR: caneta resposta) insere no conector da situação problema (pergunta) e com a outra caneta CR conecta na resposta. Caso a resposta esteja correta acionará a sirene caso contrário acenderá um LED.


    Harlon maior pontuador da competição acertou 5 das seis questões. Olha como ele estava concenrado.

    Olha a torcida

    
    Franklin
    Desta vez consegui fazê-lo se concentrar. Ganhei o dia ao ver como ele estava envolvido na atividade
    Após a realização da avalição obtivemos os seguintes resultados

    Equipe 1:
    1. Não tem dificuldades no problemas de adição.
    2. Acertou 80% dos problemas de subtração.
    3. Acertou 70% dos problemas de multiplicação.
    4. Acertou 50% dos problemas de divisão.

    Equipe 2:
    1. Não tem dificuldades no problemas de adição.
    2. Acertou 70% dos problemas de subtração.
    3. Acertou 50% dos problemas de multiplicação.
    4. Acertou 30% dos problemas de divisão.
    • Conclusão
    Com a utilização de um jogo didático consegui realizar a avaliação diagnóstica da minha turma, quebrando o exteriótipo de avaliação convencional.
    OBS: ESTE JOGO PODE SER USADO PARA AS DEMAIS DISCIPLINAS BASTANDO APENAS CRIAR O BANCO DE QUESTÕES DIRECIONADO A CADA DISCIPLINA.

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